in

Descubra qual a melhor impressora para se usar em casa

melhor impressora para se usar em casa

A escolha da impressora mais adequada está ligada diretamente com as necessidades do seu usuário e com as funções que o dispositivo irá desempenhar. Fatores como volume e velocidade de impressão, valor disponível de investimento e a utilização ou não de tarefas além de simples impressão devem ser levados em conta na hora de escolher a sua impressora. Para facilitar a sua vida, nós elencamos algumas dicas para guiar a sua escolha.

Demanda

O primeiro critério na escolha da impressora ideal é saber qual demanda ela irá suprir. Ou seja, ter a noção exata e consciente de o quanto você utilizará o equipamento e com qual frequência. Geralmente, o uso rotineiro de uma impressora em casa é menos exigente, tanto no volume de impressão (quantidade de documentos impressos) quanto na velocidade da impressão.

Por isso, na maioria dos casos, uma impressora de jato de tinta é a mais indicada. Ela possui cartuchos de tinta mais baratos do que os cartuchos de toner das impressoras laser, além de a própria impressora ter um custo menor do que o outro modelo. No entanto, a tinta rende um número mais reduzido de impressões e a sua velocidade também é mais lenta. Caso você precise de uma impressora para imprimir trabalhos acadêmicos, relatórios simples e outros documentos mais comuns de forma esporádica, um modelo que utilize cartuchos de jato de tinta é o mais propício.

A propósito, se quiser aprender a economizar tinta da impressora, temos um ótimo artigo aqui no site.

Agora, se a sua demanda for maior, exigindo um grande volume de impressão e, ao mesmo tempo, que essa impressão ocorra de forma rápida, então você deve optar por um modelo de impressora laser. Abastecidos com cartuchos de toners (que armazenam as cores em forma de pigmento em pó, que são aquecidos por um laser e, assim, transferidos para o papel), esses equipamentos possuem um alto desempenho.

Elas são mais usadas em escritórios, portanto, mais indicadas caso você trabalhe na sua residência ou exerça outras atividades que demandem muitas impressões, já que impressoras laser e seus consumíveis – os cartuchos de toner – custam mais caro. No entanto, esse tipo de cartucho rende um número maior de impressões.

Funcionalidades

Por fim, outro aspecto importante na hora de comprar uma impressora é a demanda por uma pluralidade de dispositivos. Trocando em miúdos: se, além de uma impressora normal, você também precisa de outros equipamentos para complementar suas atividades, como um scanner e/ou uma fotocopiadora.

Caso você tenha essas necessidades, então o mais indicado é adquirir um modelo de multifuncional. Esses equipamentos – que podem funcionar tanto com jato de tinta quanto laser – agregam outras funções, como scaners, copiadoras e, em alguns casos, até fax. Essa escolha é muito indicada por trazer mais praticidade através da utilização de um único dispositivo para realizar várias tarefas. Além disso, muitas multifuncionais trabalham com conexão wireless, o que dispensa aqueles metros e mais metros de cabos conectando seu computador à impressora.

Conclusão

Seguindo esses passos na tomada de decisão, você irá descobrir qual o modelo de impressora é o mais indicado para o uso diário em sua casa. Após decidir qual o tipo de equipamento desejado, fica mais fácil escolher entre as diversas marcas e modelos, já que se tem uma ideia clara de qual será a função da impressora.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings