História da Netflix: da ideia à popularidade

Basta ouvir um “Tudum” que já identificamos em qual serviço de streaming está a produção que vamos assistir. No entanto, você sabe como a plataforma em questão conquistou a fama? Melhor dizendo: você conhece a história da Netflix?

Ainda não? Então, continue a leitura e saiba detalhes sobre o serviço de streaming mais popular do mundo. – e não sou eu quem está falando.

Sobre a Netflix

Não, esta não é uma seção de “quem somos” de um site, mas antes de contar a história da Netflix, é importante falar um pouco sobre ela. Inclusive, se você entrar no “About Netflix” no site oficial da plataforma, vai se deparar com uma frase em destaque:

“Nossa missão é entreter o mundo,

um fã de cada vez.”

E a Netflix é isso mesmo, uma geradora de entretenimento para pessoas de todos os lugares, faixas etárias e preferências. Não é à toa, como já mencionado, que trata-se do serviço de streaming mais popular do mundo.

No entanto, um “sobre a Netflix” deve descrever a empresa e irei fazer isso agora.

A Netflix é uma plataforma de streaming presente em 190 países e em mais de 30 idiomas. Ela oferece um amplo catálogo de filmes, séries, novelas, documentários, entre outras produções, inclusive as originais.

Com um modelo de assinatura mensal, os usuários podem acessar milhares de conteúdos por meio de diversos dispositivos conectados à internet. Entre eles: smartphones, televisores, tablets e computadores. Além disso, é possível fazer o download dos títulos preferidos para assisti-los offline.

Vale destacar que atualmente a plataforma conta com produções interativas, nas quais é possível escolher destinos para história e jogos – inclusive os inspirados em grandes sucessos como Round 6.

Atualmente, a quantidade de assinantes pelo mundo chega a 300 milhões, segundo a própria plataforma.

Mas, você sabe qual é a história da Netflix? Quais foram os caminhos percorridos para chegar até aqui? Não? Então, continue a leitura para conhecer detalhes sobre a trajetória desse streaming.

Pegue a pipoca e Tuduuuuummm…

História da Netflix

Lembra da nostalgia de percorrer os corredores da locadora atrás de filmes para assistir no final de semana? Era um “trabalhão danado” se deslocar, escolher um título e devorá-lo em, no máximo, três dias – pensando num aluguel de sexta que garantia a devolução na segunda.

Eu era menor de idade na época e ainda tinha que alugar no nome do meu avô. E o que isso tem a ver com a história da Netflix? Ora, tudo. Afinal, ela começou a trajetória assim como qualquer outra locadora.

O início

O ano era 1997, e os fundadores Reed Hastings e Marc Randolph desenvolviam o projeto inicial da empresa. A ideia era o aluguel de DVD’s por correio. Aqui entra a facilidade que até então não existia: a de não se deslocar para alugar um filme.

Na época, Reed era formado em matemática, porém tinha especialização em inteligência artificial. Enquanto Marc, embora graduado em geologia, possuía uma vasta experiência em marketing. Os dois já trabalhavam em suas áreas, mas mantinham interesse por modelos de negócios do mundo digital.

Assim, iniciaram um período de testes, enviando as mídias de DVD ‘s para eles mesmos, até certificar que o plano daria certo. Com tudo testado, em abril de 1998 inauguraram a empresa que, até então, se chamava Kibble.

Inclusive, o nome Netflix também passou por algumas variações. Na primeira logo exibida no site, as palavras “Net” e “Flix” eram escritas separadamente. “Net”, então, era uma abreviação de “internet”, enquanto “Flix” derivava de “Flick”, um termo em inglês utilizado para se referir a filmes.

No início as pessoas faziam seus pedidos pelo site da empresa, recebiam em casa por correio e devolviam por meio da mesma logística. Nessa época, a Netflix possuía cerca de 1000 títulos e poucos funcionários.

Crescimento

Ao fim da década de 90, a Netflix cresceu e criou um sistema de assinatura em seu site. A diferença é que por meio dela, não havia limite mensal de aluguéis, data de devolução e multas por atraso.

Além disso, o serviço oferecia um teste gratuito disponibilizado ao convidar um amigo para também assinar a plataforma com um código fornecido pela empresa.

Em 2000 a Netflix inseriu em seu site o sistema de recomendações de títulos baseado no perfil de cada assinante. Esse sistema era chamado de Cinematch e funcionava a partir das produções já assistidas e avaliadas pelos usuários – assim como opera hoje na plataforma.

Nesse mesmo ano, a plataforma tentou uma parceria com a Blockbuster, considerada a gigante das locações. No entanto, ela não aceitou – talvez teria se soubesse que o mercado da Netflix cresceu na mesma medida que as demais locadoras fechavam as portas.

A sacada de mestre

No ano de 2002, a Netflix abriu seu capital e iniciou a sua oferta pública de ações na Nasdaq e passou a crescer de forma acelerada. Após isso, no ano seguinte alcançou a marca de 1 milhão de assinaturas.

Em 2005, implantou o sistema de perfis para que cada membro da família tivesse acesso às suas produções favoritas em uma única conta. Assim, em 2006 ultrapassou a marca de 5 milhões de assinantes.

A plataforma de streaming

Foi em 2007 que a Netflix tornou-se o que conhecemos hoje, um serviço de streaming. Com a descrição “Watch Now”, os usuários passaram a ver filmes e séries de forma remota sem a necessidade de aguardar os correios ou de ter um aparelho de DVD.

No entanto, muitas pessoas continuaram a alugar as mídias, pois o serviço de internet na época ainda era muito limitado. Em outras palavras, nem todas as pessoas tinham condições de tê-lo em casa.

Em 2009 a plataforma chegou a seus 10 milhões de assinantes.

A Netflix no Brasil

A Netflix chegou ao Brasil em setembro de 2011, mesmo ano em que surgiram controles remotos com um botão para acessar o serviço pela TV. Em 2013 a empresa iniciou a produção de títulos originais. O primeiro foi a série “House of Cards”.

Assim, em 2015, ela já faturava um valor mais alto do que o gerado pela TV aberta e passou a investir em ferramentas para melhorar a experiência do usuário. Uma delas foi o recurso “download”, disponibilizado em 2016. Ele permite baixar um título para assistir offline.

Em 2017, a plataforma implantou os títulos interativos, com o curta-metragem “Gato de Botas”. Eles permitem que o usuário escolha as ações dos personagens e até o desfecho da história.

No mesmo ano, foi incluída a opção de pular a abertura dos filmes e séries e em 2018 surgiu o “controle de pais” para o bloqueio de conteúdos para as crianças. Já em 2020, o TOP 10 foi lançado e com ele ficou muito mais fácil de escolher produções em alta.

O mercado de jogos

Pensando em diversificar a sua oferta, em 2022, a Netflix expandiu seus serviços disponibilizando jogos no catálogo. Além de ampliar as possibilidades, a plataforma se aprimorou com base na crescente popularidade dos jogos online como entretenimento.

O destaque, no entanto, se dá aos jogos inspirados em seus filmes e séries. Dentre eles: Round 6, Virgin River, Emily em Paris e A Fuga das Galinhas.

Diversificação de conteúdo

Embora sempre preocupada em diversificar o conteúdo, foi em 2023 que a Netflix investiu em gêneros que eram menos explorados na plataforma. Assim, os documentários, reality shows, programas de variedades e animações para adultos ganharam espaço.

Ainda em 2023 a plataforma passou a contar com conteúdos ao vivo. O primeiro evento foi o especial de comédia do Chris Rock transmitido no mundo todo. A empresa continua fazendo investimentos para garantir a melhor experiência ao cliente.

Desde as melhorias na compressão de vídeo, até o aprimoramento na interface do usuário, a plataforma busca tornar a navegação mais intuitiva.

Gostou de conhecer a História da Netflix?

Embora seja o streaming mais popular, a concorrência marca presença e performa bem. Os serviços como Amazon Prime, Disney Plus, Max, Globoplay, entre outros também possuem uma grande base de assinantes.

Desde a sua origem até a ascensão, a Netflix tem sido sinônimo de inovação e aceitação. A empresa não apenas mudou a forma como consumimos conteúdos, como também definiu padrões para a indústria de entretenimento.

Com novos formatos, recursos e aprimoramento de experiência, a plataforma mostra que ainda tem muita a oferecer. E, você, é um assinante? Deixe nos comentários quais são as suas produções favoritas e compartilhe o conteúdo para que mais pessoas conheçam a história da Netflix.

Bom entretenimento e até a próxima!

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