in

Como economizar tinta da impressora

Impressora

Os gastos com impressão podem ser a causa da dor de cabeça de muitas pessoas. É frequente que a tinta e o papel acabem mais rápido do que se espera, muitas vezes de forma inesperada e inconveniente. O desperdício de recursos, seja no que for, na maioria das vezes pode ser evitado com alguns cuidados e hábitos bastante simples. Com a impressão de documentos e imagens, pelo menos, funciona assim:

Pense antes de imprimir. O desperdício começa pela falta de atenção. Muitas vezes não nos damos conta de que vários dos documentos que imprimimos podem ser lidos, compartilhados e carregados conosco digitalmente (em formato PDF, por exemplo). Evitar impressões coloridas também pode ser eficaz. Ao avaliarmos a importância do que iremos imprimir e se existem formas alternativas para evitar o consumo de papel e tinta, estaremos dando um grande passo rumo à economia.

Configure sua impressão de forma inteligente. O modo como a impressão está configurada pode ser um problema para quem quer economizar. Ajustar a impressora é importante para poupar mantimentos.

Para configurá-la adequadamente, clique em “Painel de Controle” e em “Impressoras”. Identifique seu aparelho, cliclando com o botão direito do mouse sobre seu ícone, e escolha a opção “Preferência de impressão”. Para realizar os ajustes somente no momento da impressão, o atalho Ctrl+P é uma opção. Ele abrirá um janela, ao lado do nome da impressora, é só clicar em “Preferências” ou “Propriedades”.

  • Ajuste o que irá ser impresso ao tamanho da folha que você está usando. Existem diferentes tipos de papel, em cada um deles se pode explorar uma disposição diferente do conteúdo. O hábito de ajustar a impressão ao tamanho e tipo de papel economiza folha e tinta. Para fazer a alteração, procure a opção referente ao tipo de papel nas “Preferências de impressão” e escolha a opção de folha desejada.
  • Escolha o modo de impressão “Ajustar à escala”, que irá garantir que o documento se ajustei ao tamanho da folha e não fique nada de fora. O único cuidado necessário é em relação à redução de elementos grandes: com bom senso, verifique se a leitura foi prejudicada com o ajuste antes de imprimir.
  • Optar pela qualidade de impressão “Rascunho” diminui o gasto de tinta e, embora seja perceptível a diferença, a qualidade da impressão continua sendo satisfatória. Tome cuidado com as imagens: quanto maior o valor de pixels por polegada, mais pontos coloridos a impressão conterá, ou seja, maior o consumo de tinta.
  • O uso de fontes trabalhadas e grossas aumentam o gasto com tinta. Use sempre fontes com traços mais finos e simples.

Opte por cartuchos compatíveis ou remanufaturados. Cartuchos originais, em geral, são mais caros. A qualidade de impressão não diminui com o uso de cartuchos alternativos e ainda podem lhe evitar gastos absurdos.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings