Ultrabook: Vale a Pena Comprar?

Nunca antes se teve tanto acesso a tanta tecnologia: computadores sem fios, notebooks, smartphones, tablets, e até mesmo relógios inteligentes são elementos que antes pareciam coisa de ficção científica e hoje já estão inseridos em nosso cotidiano. Com essa gama de opções, fica até difícil escolher aquele equipamento mais satisfatório. Uma das grandes dúvidas é se vale a pena adquirir um ultrabook. Nas próximas linhas você descobre a resposta para essa questão!

O que é um ultrabook?

É um tipo de laptop que é leve, fino e compacto. Geralmente, possui menos de 1,25 cm de espessura e pesa menos de 1,3 kg. Também são conhecidos por sua longa duração da bateria, desempenho rápido e recursos de alta qualidade.

Os ultrabooks são uma ótima opção para pessoas que procuram um laptop portátil e versátil. Eles são perfeitos para estudantes, profissionais em trânsito e qualquer pessoa que precise de um laptop que possa ser facilmente transportado.

Conceito elaborado pela Intel em 2011, é um tipo específico de laptop criado com o intuito de ser uma alternativa ao MacBook Air, da Apple. Hoje as principais fabricantes de computadores trabalham com esse tipo de máquina, como, por exemplo, Dell, Acer, Asus, HP, LG, Samsung e Sony. Ultrabooks se diferenciam de notebooks comuns em quatro aspectos fundamentais: performance, tamanho, peso e, claro, preço.

Como o próprio nome sugere, os ultrabooks possuem uma performance mais potente do que suas alternativas notebooks e netbooks, e em alguns casos até mais potentes do que desktops, dependendo das configurações destes, e são quase tão práticos e portáteis quanto tablets.

Geralmente são equipados com processadores de última geração e contam com uma bateria de grande vida útil (de cinco a oito horas de execução sem estar conectada à fonte de energia). Além disso, os ultrabooks possuem um sistema diferente de armazenagem de dados: ao invés de utilizarem HDs, eles têm SSDs (unidades de estado sólido, na sigla em inglês), o que lhes confere mais velocidade no processamento de dados, maior durabilidade e, ao mesmo tempo, menos ruído.

O peso e o tamanho diminutos também chamam a atenção nos ultrabooks. Eles possuem peso médio de pouco mais de um quilo e espessura de 20mm, equivalente a três lápis empilhados. Isso dá ao equipamento mobilidade e praticidade equiparáveis a tablets, porém com uma performance muito alta.

Vantagens dos ultrabooks

Os ultrabooks oferecem uma série de vantagens, incluindo:

  • Portabilidade: são muito portáteis, o que os torna ideais para pessoas que precisam viajar com frequência.
  • Bateria: têm uma longa duração da bateria, o que significa que você pode usá-los o dia todo sem precisar se preocupar com a carga.
  • Desempenho: são rápidos e eficientes, o que significa que você pode executar aplicativos e jogos sem problemas.
  • Recursos: geralmente apresentam recursos de alta qualidade, como telas brilhantes e teclados confortáveis.

Desvantagens dos ultrabooks

Os ultrabooks também apresentam algumas desvantagens, incluindo:

  • Preço: geralmente são mais caros que os laptops tradicionais.
  • Especificações: geralmente não oferecem as mesmas especificações que os laptops tradicionais. Por exemplo, eles podem ter menos memória RAM ou armazenamento.

Qual tipo de laptop é certo para você?

A melhor maneira de decidir qual tipo de laptop é certo para você é considerar suas necessidades e orçamento. Se você precisa de um laptop que seja portátil e tenha uma longa duração da bateria, um ultrabook é uma ótima opção. Se você precisa de um laptop com especificações mais altas ou mais opções de recursos, um laptop tradicional pode ser uma melhor escolha.

Gostou das dicas?

Os ultrabooks são uma ótima opção para pessoas que procuram um laptop portátil e versátil. Eles oferecem uma série de vantagens, incluindo portabilidade, longa duração da bateria, desempenho rápido e recursos de alta qualidade. Se você está procurando um laptop que possa ser facilmente transportado e usado o dia todo, um ultrabook é uma ótima escolha.

Não deixe de conferir também nosso post sobre as diferenças entre mac ou windows!

Deixe um comentário