Mac ou Windows: 5 Diferenças a Considerar

Das maiores rivalidades do mundo, com certeza podemos destacar a disputa entre os sistemas operacionais: Mac ou Windows. Os dois possuem fortes características que os diferenciam e os tornam menos ou mais competitivos, dependendo do mercado que se quer atingir. Confira cinco diferenças fundamentais entre os notebooks da Apple e da Microsoft que te ajudarão a decidir o melhor sistema operacional para as suas necessidades.

Mac ou Windows: Conheça as diferenças

Segurança

Macbook

O primeiro ponto a se discutir sobre o sistema operacional da Apple é a segurança. O Mac OS X por muito tempo foi exaltado como um sistema perfeito e inviolável. Realmente, durante um período o Mac foi considerado mais seguro que o Windows, pois o seu núcleo é baseado no BSD, um sistema derivado do UNIX, que pede a senha do administrador toda vez que instalar um novo aplicativo. Atualmente, versões mais atualizadas do Windows também apresentam recurso parecido, que pede autorizações do administrador ao instalar novos softwares. Nesse aspecto, Mac ou Windows atualmente se equiparam.

Interface e usabilidade

Quando o assunto é design, Mac ou Windows se diferenciam claramente. Pode parecer irrelevante analisar uma questão como essa, mas, ao contrário do que se pensa, uma interface problemática pode comprometer a produtividade e ser devastadora para o usuário.

Gerenciar janelas deve ser muito simples e essa tarefa é bem diferente entre Mac e Windows. Qual dos dois tem o melhor gerenciamento? Isso depende da necessidade do usuário. O Windows é melhor pra quem prefere utilizar as janelas em tela cheia. No Mac, o usuário pode redimensioná-las em diferentes tamanhos e trabalhar com mais de uma janela aberta ao mesmo tempo, embora as novas versões do sistema da Microsoft, também já apresentem esse recurso. Essa propriedade do Mac é ideal para as múltiplas tarefas, como escrever em um documento enquanto se consulta um artigo na internet.

Para mudar de uma janela para outra, o Windows tem dois recursos. O mais utilizado é a barra de tarefas. Nela, os programas que estão abertos no seu computador se transformam em botões, nos quais você clica para abri-los quando desejar. Além da barra de tarefas, você pode alterar a janela utilizando o atalho Alt+Tab.

O Mac, por sua vez, possui quatro comandos para alterar as janelas. O Dock, que é como a barra de tarefas, e o atalho Command+Tab; ambos se assemelham muito ao Windows. Além desses, o Mac ainda tem o Spaces e o Exposé. O Spaces permite agrupar as janelas de aplicativos, de modo que você trabalhe sempre com os mesmos e possa mudar mais facilmente de um para outro. O Exposé dá acesso a qualquer janela aberta, permitindo ocultar ou abrir temporariamente todas as janelas ou redimensiona-las para obter uma visão global de tudo.

Por ser um SO mais universal, utilizado na maioria das máquinas do mundo todo, o Windows traz um sistema de utilização mais fácil e familiar aos usuários. Os atalhos do teclado (como os famosos Control + C e Control + V) são fáceis de decorar, o gerenciamento das propriedades da máquina (através do painel de controle) e o gerenciamento de dispositivo.

Aplicativos

Aplicativos windows

Na hora de escolher entre mac ou windows, esse é um dos pontos que mais influenciam a compra do usuário . Um sistema operacional sem os aplicativos dos quais você precisa não adianta de nada, não é mesmo? Então, antes de comprar seu computador, verifique a lista de aplicativos compatíveis. Atualmente, a maioria dos aplicativos já desenvolvidos são para Windows, porque esse sistema é muito mais antigo que o Mac.

O Mac conta com os principais softwares para edição de vídeo, áudio e imagens, já que seu público-alvo são profissionais de criação (publicitários, designers, fotógrafos, etc). Já o Windows apresenta aplicativos mais universais, visando suprir as mais diversas necessidades do usuário padrão, através, por exemplo, do Pacote Office, que conta com produtor de textos, planilhas, apresentações, entre outros recursos.

Estabilidade

O Mac é mais estável que o Windows. Isso acontece porque ele utiliza apenas o hardware de fábrica. No entanto, o Windows possibilita agregar novos componentes à sua máquina, turbinando a performance e moldando o computador para o interesse do usuário, como, por exemplo, rodar games.

Além disso, a maioria dos softwares são compatíveis com múltiplas versões do Windows, desde a versão 8.1 até o já aposentado XP. Já no Mac há grandes restrições de programas incompatíveis com versões mais antigas do OS da Apple, o que torna máquinas e sistemas obsoletos muito mais fácil e rapidamente conforme surgem novos modelos.

Integração dos dispositivos

A Apple apresenta um excelente ecossistema. Todos seus dispositivos: iMac, Macbook, iPad, iPod e iPhone podem ser integrados perfeitamente através da plataforma iCloud da Apple. Fotos, contatos, calendários, favoritos, documentos e anotações podem ser sincronizados entre todos os dispositivos da Apple. No entanto, recentes casos de arquivos sendo roubados de dentro do iCloud põem em xeque a segurança do sistema.

O Windows, a partir da versão 8.0, tenta desenvolver o seu próprio ecossistema, que integra o Office, o Xbox, Outlook.com e contatos através de plataformas como o OneDrive (sistema de armazenamento na núvem) e do OneNote, aplicativo de anotações que integra computador, celular, tablet e o próprio OneDrive.

Conseguiu decidir entre mac ou windows?

A escolha entre Mac ou Windows é uma decisão pessoal que deve ser tomada levando em consideração as necessidades e preferências de cada usuário. No final, a melhor maneira de decidir qual sistema operacional é certo para você é experimentar ambos. A maioria das lojas de computadores oferece demonstrações de Macs e PCs com Windows. Você também pode instalar um sistema operacional virtual em seu computador atual para testá-lo antes de comprar um novo!

Deixe um comentário