in

O seu roteador Wi-Fi pode virar o carregador do seu smartphone

roteador Wi-Fi pode virar carregador de celular

Já imaginou se o seu roteador Wi-Fi, além de distribuir o sinal da Internet, também pudesse carregar a bateria de alguns dos seus dispositivos, como smartphone, tablet e câmera digital? Essa ideia pode logo se tornar realidade: pesquisadores de uma universidade em Washington (nos Estados Unidos) modificaram um modem Wi-Fi comum para poder transmitir sinal de Internet e também eletricidade sem fio.

PoWiFi: o roteador que também é carregador

A tecnologia que permite carregar equipamentos via sinal Wi-Fi começa a ficar realmente utilizável e viável. Chamada de Power Over Wi-Fi (PoWiFi), ela funciona através das próprias ondas de rádio que os modens utilizam para transmitir dados – além de transmitirem informações, essas ondas também transmitem eletricidade.

O PoWiFi se trata de um modem “turbinado” que possui sua capacidade de transmissão de eletricidade ampliada graças a um componente eletrônico. Com esse recurso, o protótipo do dispositivo já foi capaz de carregar a bateria de uma câmera simples posicionada a cinco metros do roteador.

Carregamento sem atrapalhar a conexão com a Internet

Uma das vantagens desse sistema é a sua constante alimentação de energia: os roteadores Wi-Fi estão ininterruptamente emitindo suas ondas contando dados, portanto, estariam também sempre liberando energia com a implementação do PoWiFi.

E o carregamento de outros aparelhos não afeta de nenhuma forma a qualidade de sinal nem na velocidade de conexão do WiFi, já que as ondas de eletricidade são transmitidas por um canal diferente do usado na transmissão do sinal de Internet.

Uso comercial deve ser implementado a médio prazo

Os modens ainda não possuem a capacidade energética de carregar smartphones, por exemplo, em um curto período de tempo. Isso porque existem diversas restrições com relação à potência desses equipamentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, eles podem possuir apenas 1W de potência.

O PoWiFi ainda está longe de ser implementado no cotidiano. Porém, as possibilidades de uso desse aparelho são diversas e devem crescer ainda mais com a disseminação da “tecnologia das coisas” – termo usado para descrever a onda de aparelhos que terão conexão à web, como geladeiras, por exemplo. No futuro, tanto smartphones compatíveis com essa tecnologia como outros dispositivos e eletrodomésticos poderão ser carregados através do roteador Wi-Fi.

Esse post foi uma colaboração do Humberto Puperi, profissional de tecnologia do Rio Grande do Sul.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings