Como Montar PC Gamer: Guia Completo para Iniciantes

Montar seu próprio computador gamer pode ser uma experiência gratificante e econômica. Este guia completo oferece todo o conhecimento necessário para montar pc gamer, tomar decisões informadas e construir a máquina dos seus sonhos!

Mundo gamer

Hoje o segmento de video games possui uma grande fatia do mercado de tecnologia, seja através de consoles, portáteis, computadores ou até mesmo smartphones. Um dos causadores desse fenômeno do universo gamer é a popularização das vendas de jogos em formato digital, e se explica pela praticidade de poder comprar jogos direto de casa, além de serem geralmente mais baratos em formato digital.

Essa expansão é motivada também pela qualidade apresentada por grandes lançamentos, games que são verdadeiras superproduções, o que também acaba exigindo mais das máquinas que rodarão esses jogos. Por isso, a necessidade de saber montar PC gamer que vá te atender no jogo que você quiser!

Componentes necessário para montar PC gamer

Processador

Responsável por executar tarefas e jogos, é uma das partes vitais de um bom PC. Ele é responsável pelos cálculos realizados pela máquina, influenciando diretamente na sua capacidade de executar funções, muitas vezes simultâneas, e na velocidade em que essas funções serão executadas. Os processadores da Intel são os mais conhecidos por possuírem um desempenho alto, porém são mais caros. Já os processadores da AMD têm preços mais acessíveis e não deixam a desejar em termos de performance, embora não sejam tão potentes quanto os da Intel. Opções populares incluem Intel Core i5 e AMD Ryzen 5.

Placa de Vídeo

A placa de vídeo, ou GPU, do inglês Graphics Processor Unit (Unidade de Processamento Gráfico), é o hardware responsável por coordenar as funções gráficas de um computador, administrando e organizando o que é exibido no monitor com relação a cores, iluminação, disposição das imagens, etc. Em PCs dedicados a games, ela não deve ser embutida (ou seja, uma parte acoplada ao processador), mas sim dedicada, com sua própria alimentação de energia, seu sistema de resfriamento, cache de memória, entre outros componentes.

Placas dedicadas possuem maior capacidade de processamento e qualidade. Porém, mesmo as placas dedicadas têm a sua escolha relacionada à escolha do processador. Opções populares incluem NVIDIA GeForce RTX 3060 e AMD Radeon RX 6600 XT.

Memória RAM

A memória RAM é responsável por acessar dados no HD e armazenar as informações “frescas” e utilizadas recente e frequentemente pela máquina (e que após isso serão apagadas), enquanto o HD, ou Hard Drive, é encarregado de armazenar essas informações e tantas outras de forma permanente. Portanto, é vital ter uma memória RAM de grande capacidade, que possa acessar vários arquivos ao mesmo tempo e em grande velocidade, o que é muito requisitado em jogos, sem causar lentidão ou até mesmo “travadas” na máquina.

Outra dica é, caso você possa gastar mais em sua máquina, ter duas placas de vídeo (melhor ainda se forem do mesmo modelo, o que possibilita o recurso Dual Channel, que dobra a largura de banda dos componentes). Para rodar sem problemas, 16GB é recomendado para a maioria dos jogos.

Hard Drive

A mesma característica principal da memória RAM vale para o HD: ele precisa ter um grande espaço de armazenamento. No caso do hard drive, entretanto, isso se faz necessário não pelo acesso constante e veloz de informação, mas sim devido ao grande tamanho que os jogos possuem atualmente. Quanto maior o número de jogos que você quiser manter, maior deve ser o seu HD.

Placa-Mãe

A Placa-Mãe é, como o nome indica, o centro, o cérebro do PC. Nela estão conectados todos os outros componentes de um computador. Ela é uma espécie de central, com a função de interligar processador, memórias, placas e outros componentes, servindo como via de troca de informação e envio de energia. Para ter uma placa-mãe que suporte a jogatina em seu computador, você deve buscar uma que seja feita com capacitores mais resistentes e materiais de qualidade.

Essas placas possuem uma grande profusão de dissipadores de calor e chipsets melhores. Também tenha cuidado com o tipo de soquete existente na placa-mãe: escolha um que seja compatível com o seu processador. Além disso, algumas placas possuem funcionalidades diferenciadas, como saída de vídeo, placa de conexão Bluetooth e Wifi, entre outras. Caso você tenha interesse em investir um pouco mais nessa peça, vale a pena procurar por placas-mães que tenham esses diferenciais.

Conseguiu entender como montar PC gamer?

É claro que há outros componentes que merecem atenção na hora de montar PC gamer focado em games, como, por exemplo, fonte de alimentação e monitor, mas esses cinco apontados acima são um começo fundamental para quem deseja aproveitar os melhores jogos em seu computador. É um investimento que tem seu preço, mesmo se você não escolher os componentes top de linha disponíveis no mercado, porém é altamente recompensado pela diversão proporcionada.

Com este guia, você está pronto para montar PC gamer dos seus sonhos! Invista tempo na pesquisa e escolha os componentes que melhor atendem às suas necessidades e orçamento.

Deixe um comentário