Computador All-in-one vale a pena?

O conceito de computador All-in-one ou “tudo-em-um” não é novidade para os fabricantes da área. No entanto, esses dispositivos foram deixados de lado devido ao alto custo quando introduzidos pela primeira vez no mercado, com a Apple.

Hoje, devido à pouca necessidade de espaço, praticidade, utilização de menos fios e a tecnologia touchscreen, esses dispositivos estão caindo novamente nas graças dos usuários.

Vantagens

Podemos encontrar várias vantagens ao utilizar esses computadores, como a praticidade de montagem e manuseio, principalmente quando as pessoas têm pouca familiaridade com tecnologia e não querem depender de técnicos ou outras pessoas para montar e conectar os cabos do computador. Além disso, esses dispositivos consomem menos energia do que desktops, pois não usam uma fonte de energia preparada para alto consumo, consumindo apenas aquilo que os computadores necessitam.

Eles também economizam espaço, deixando o ambiente mais limpo e agradável ao usuário. Alguns modelos possuem receptor de TV digital integrado e monitor touchscreen.

Desvantagens

Como desvantagens, o alto preço desses computadores quando comparados a outros desktops normais ou notebooks de mesma configuração é um dos principais fatores. Nos modelos em que o monitor possui a função touchscreen, o preço final de venda pode chegar a até três vezes mais do que o valor de um notebook com características e configurações semelhantes. Se o usuário não precisa de um monitor grande, o notebook pode ser uma opção mais viável.

Com a forte inserção do Windows 8 como sistema operacional e seus recursos touchscreen no mercado, uma das funções mais atraentes dos PCs All-in-one é a possibilidade de interação com o sistema diretamente na tela, dispensando o uso do mouse e/ou teclado.

Usabilidade

Antes de adquirir um desses computadores, é importante que o usuário analise sua usabilidade e verifique as possibilidades de realizar upgrade de seus componentes, já que nem todos os modelos permitem tais manutenções. É importante ter em mente que, se a necessidade do usuário for apenas ler, navegar na internet, assistir TV ou vídeos, uma versão mais básica pode ser suficiente. Já para casos em que o usuário quer jogar ou realizar edições mais pesadas de vídeos e/ou imagens, pode ser necessário usar um processador mais robusto, acompanhado de uma boa placa de vídeo dedicada.

Outro ponto quase não comentado entre os usuários, mas que com o tempo vai sendo percebido, é o uso excessivo do recurso do touchscreen: mesmo mantendo o monitor posicionado a uma boa altura, com pouco tempo de uso é possível sentir um cansaço na utilização da interação com a tela, o que pode levar o usuário a ir dispensando o recurso aos poucos e voltar a utilizar o mouse, indo de encontro ao propósito inicial da interação com o monitor pelo touchscreen.

A HP, para contornar esse problema, lançou a linha de All-in-one ENVY Recline (imagem), que possui a tela reclinável. Com esse recurso, pode-se posicionar a tela de diferentes maneiras, ajudando muito a encontrar uma posição confortável para utilizar o PC. A empresa também se preocupou em lançar modelos de PCs All-in-one da linha Compaq mais simples com custo menor.

Modelos Touchscreen

Além disso, é importante estar atento a dois diferenciais desses modelos. O primeiro é verificar o tipo de touchscreen do All-in-one, pois existem modelos de um único toque e modelos de múltiplos toques. Os modelos de múltiplos toques permitem realizar gestos como pinça e zoom em imagens, por exemplo. O segundo é verificar se o modelo possui o recurso chamado “Picture-in-Picture”, que permite ao usuário trabalhar no computador e assistir TV ao mesmo tempo na mesma tela.

Quanto à manutenção, é recomendado que processos mais complexos sejam realizados por técnicos ou em uma assistência autorizada, já que o processo pode ser mais difícil do que em desktops convencionais.

Embora novidades como os All-in-one chamem a atenção e despertem o desejo de experimentar uma nova tecnologia, é importante analisar os prós e contras antes de investir um valor alto. Citamos apenas algumas vantagens e desvantagens que você deve observar, mas há ainda muitas análises a serem feitas antes de qualquer compra. Por isso, é importante que o usuário leve em consideração suas necessidades de uso, o tipo de tarefa que deseja realizar e a configuração necessária para executá-las antes de escolher um modelo de All-in-one.

Deixe um comentário